sábado, 15 de setembro de 2012

A arte de fazer salada russa ou a simplicidade de comer uma coisa fresca num dia de calor.

O nome de salada russa ou salada Olivier, surgiu em Moscovo, aparentemente no ano de 1860, criada por Lucien Olivier (1838-1883), um chef de ascendência belga e formação francesa, coproprietário do prestigiado restaurante Hermitage, que funcionava no centro da cidade, este prato rapidamente se tornou num ícone gastronómico da cidade de Moscovo e do restaurante.

Apesar de conhecida internacionalmente por russa, a sua designação pode mudar conforme os países isto acontece pois o seu autor inicialmente manteve secreta a fórmula da salada, o que fez levar a varias variações, vários  chefs tentaram em vão copiá-la e assim surgiu varias receitas por este mundo fora.

Fácil de preparar, pois a sua receita leva basicamente legumes cozidos, batata, cenoura fresca e ervilhas, às vezes leva pepino em vinagre, temperada com bastante maionese é um grande acompanhamento  para variadas refeições.

Pode juntar camarão, frango, pescada e delicias do mar, e como as possibilidades são infinitas pode cortar coentros ou cebolinho e enfeitar 

Eu alem das batatas e das ervilhas coloco também milho e tomate bem como alface para dar um ar menos pesado.

Uma boa ideia é fazer a sua própria maionese. 

Bom apetite......

Sem comentários:

Enviar um comentário