sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Isto de ter que alimentar um blog com texto, é bem mais difícil de que alimentar uma família ou de fazer comida para um jantar de amigos é mais fácil pensar no que é o jantar de hoje ou o almoço de amanha.










Pois é o almoço de amanhã é o tradicional bacalhau cozido com grão e batatas ovo cozido e salsa a borrifar o prato, não vou ensinar a cozer o grão pois acho que isso até o mais desajeitado cozinheiro sabe fazer vou dar uma dica de como demolhar bacalhau, e como cozer o bacalhau e como escolher um bom bacalhau.


Como verificar se o bacalhau está bem curado?

Quando o bacalhau está bem seco e curado apresenta uma cor palha e uma textura única, lascando na perfeição depois de cozinhado.










Existe o mito de demolhar o bacalhau em leite  e por isso a questão da  demolha em leite é melhor que a demolha em água é pretinrente.Na minha opinião não. O bacalhau seco passa por uma cura de sal e sol (calor) que faz com que este perca completamente a água presente no seu interior. Como tal, para voltar a hidratar o bacalhau, o melhor é utilizar mesmo a água. O leite não traz nenhuma mais-valia o leite não é um bom hidratante, o bacalhau para voltar a sua forma natural deve absorver agua.


Como demolhar Bacalhau?

O processo de demolha permite que o bacalhau volte a ganhar volume, pois é durante este processo que o peixe salgado seco retoma o nível de água que perdeu durante a secagem.Uma das principais regras para uma boa demolha, é que esta seja feita em água fria, sendo que o ideal é utilizar-se água abaixo dos 8 ºC. o frigorifico é pois o local ideal para o por.Para uma boa demolha:Passe o bacalhau por água corrente para retirar o excesso de sal e coloque num recipiente com água fria, com a pele voltada para cima (se esta ficasse para baixo, impediria o sal de ficar no fundo da água, dada a sua impermeabilidade);Consoante a dimensão a demolha pode durar entre 24 e 48 horas:24 horas – Coloque o bacalhau em água fria durante 1 dia, trocando a água 8 vezes.48 horas – Coloque o bacalhau de molho em água fria e no frigorífico, trocando a água de 6 em 6 horas.
Deixe o bacalhau com a pele para cima 

É só cozer 



Sem comentários:

Enviar um comentário