quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Ontem fiz  stroganoff cá para casa mas antes estive a pesquisar e descobri que a nossa maneira de fazer o stroganoff  não é a original pois a original leva concentrado de tomate, como tal aqui vai a receita do strogonoff original, mas antes uma breve historia sobre o stroganoff.



Estrogonofe em portugues (do russo строганов, stroganov) é um prato originário da culinária da Rússia composto de cubos de carne de vaca servidos num molho de creme de leite. 

Desde as suas origens no século XIX, o prato popularizou-se em muitos países europeus e norte-americanos, sempre com variações consideráveis da receita original.
Existem várias explicações para o nome desse prato, presume-se que seja derivado do nome de algum membro da grande e importante família Stroganov, talvez Alexander Grigorievich Stroganoff. Outra versão diz que o nome do prato viria de uma rica família de Veliky Novgorod, próxima a São Petersburgo, de amigos de Voltaire e influentes junto a Catarina, a Grande. 
A iguaria teria sido criada no século XIX por um cozinheiro francês que trabalhava para essa família.
Elena Molokhovets, uma conhecida chef de cozinha russa, mostrou no seu livro Um presente para jovens donas de casa (em russo Подарок молодым хозяйкам), a primeira receita conhecida foi, Govjadina po-strogonovski, s gorchitseju ("Estrogonofe de carne com mostarda") que consistia de cubos de carne num molho de mostarda e um caldo de legumes finalizado com uma pequena porção de creme azedo, sem cebolas ou cogumelos adicionados a receita.
Uma receita de 1912 adicionou cebolas, e extrato de tomate A versão dada em 1938 na Larousse Gastronomique incluia bife em tiras e cebolas, com mostarda ou extrato de tomate opcionais.Na França recebeu os cogumelos e foi o prato sofisticado do restaurante Maxim's, embora hoje tenha se popularizado e deixou de ser um prato de ricos.


2 colheres de sopa de páprica doce
1 colher de sopa  de farinha maizena
500g de carne de vaca cortada em pedaços (tiras)
Azeite para fritar a carne
200g de cogumelos, em fatias finas
3 cebolas pequenas, cortadas finamente
2 colheres de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de conhaque ou vinho do porto
2 colheres de sopa de molho Worcestershire, conhecido como molho Worcester ou molho inglês
200 ml de natas

Fritar a carne em azeite durante 2 a 3 minutos e depois reservar, fritar a cebola e os cogumelos, quando estiver caramelizado juntar o concentrado de tomate  e o Vinho do Porto ou o conhaque, deixe evaporar e juntar as natas junte o  molho Worcestershire.
Numa tigela junte a maizena e um pouco de leite e junte ao preparado, tenha em atenção para não engrossar, por fim junte a carne.
Juntar com salsa picada

Servir com batata palha e esparregado 

Bom apetite













Sem comentários:

Enviar um comentário