segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Polme ou tempura, existe alguma diferença?

Esta pergunta é feita pois atualmente a palavra tempura esta a ter cada vez mais notoriedade no mundo da culinária e no nosso pais, mas estas duas palavras são exatamente a mesma coisa só que a palavra tempura é mais conhecida internacionalmente pois vem do Japão.
A tempura foi introduzida no Japão por missionários portugueses na cidade de Nagasaki que foi  fundada igualmente por portugueses, durante o século XVI. A origem da palavra tempura baseia-se no facto que os Jesuítas não comiam carne vermelha durante a Quaresma, em latim "ad tempora quadragesimae", preferindo o consumo de vegetais e frutos do mar, como tal envolviam os vegetais ou camarões em polme ou tempura.


Como esta técnica vem de Portugal, existe um prato chamado peixinhos da horta, que são pedaços de feijão-verde fritos envoltos num polme que é mais espesso que o da tempura. é como tal natural que se diga que a  tempura tenha tido  origem em  Portuguesas e seja uma técnica Portuguesa.

Os Peixinhos da horta são fáceis de fazer é cozer o feijão verde e juntar a polme.



Receita de polme:

125 gr de farinha com fermento
2 colheres de sopa de Azeite
100 ml de cerveja
2 ovos
sal pimenta e noz moscada



Colocar numa tigela a farinha e juntar a cerveja os ovos e o azeite mexer bem e juntar sal pimenta e noz moscada mergulhar o feijão verde e por em óleo bem quente.

Servir com arroz de tomate com umas gotas de limão.

Bom apetite.......

Sem comentários:

Enviar um comentário