quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Chutney de manga e maçã



Chutney termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos é originário da Índia e é bastante conhecido no  Reino Unido, também é conhecido como chetnim designação  indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, é um condimento de paladar agridoce, picante forte ou suave, originário da Índia.
Os ingredientes comuns em grande parte dos chutneys são a pimenta, os frutos e vegetais estes estão quase sempre presentes ou mesmo todos juntos. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar mascavo, sal, alho, cebola, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, aassa-fétida e o feno-grego.
Muitos dos chutneys os vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta que são sempre cozinhados. No seu país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a sua preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar, bem como aos pratos que servem de acompanhamento.



Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.
Em Goa, é possível encontrar, entre outros, chetnim de camarão seco, chetnim de coentro e chetnim doce de manga.

Chutney de manga e maçã

3 maçãs, sem pele caroços e cortadas em quartos

2 mangas cortadas e sem pele
1 malagueta vermelha
375 ml de açúcar mascavado
250 ml de cebola cortada finamente
50 g de alho
125 ml de passas
125 ml de vinagre de vinho em que 25 pode ser balsâmico
50 g de gengibre cortado finamente
1 colher de sopa de sumo de limão
10 g de pasta de caril
2 g de canela noz moscada e sal
2 g de pimenta de caiana

1-Numa panela juntar todos os ingredientes exceto o sumo de limão deixar ferver durante 40 minutos e juntar o limão deixar apurar mais uns 20 minutos e colocar tudo em frascos esterilizados.

2-Deve consumir passados 2 meses.

Este acompanhamento serve para acompanhar arroz carne assada e também é bom com queijo 














Sem comentários:

Enviar um comentário