sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Massa folhada com Queijo cabra e chutney de tomate




Esta receita é uma excelente opção para dias de festa e substitui as sempre famosa pizza é bastante fácil de fazer.
Antes de descrever a receita achei boa ideia falar das características do queijo de cabra.
Feito com leite cru ou pasteurizado, o queijo de cabra pode ser encontrado em diversas variedades de sabor e formato, sendo o cilíndrico a mais conhecida.



Geralmente os denominados queijos de cabra são produzidos apenas com leite de cabra, porém pode haver queijos de cabra com uma mistura de leite de vaca e de ovelha. 
A palavra chèvre que é a designação mais conhecida dos queijos de cabra esta designação esta geralmente  estampada na embalagem e mostra que o queijo é feito somente com leite de cabra.

Retirado do site http://www.queijosaloio.pt/


A maioria dos queijos é produzida de maneira artesanal, principalmente em França, onde os queijos caseiros feitos com processo artesanais tem uma grande importância. O queijo de cabra pode ser classificado de acordo com a consistência da massa e o processo de cura, que irão determinar o seu aroma e o seu sabor. Algumas versões desse queijo apresentam ervas e especiarias em sua superfície, o mais conhecido é envolto em carvão.



O queijo de cabra pode ser usado ao natural, mas fica ótimo amassado com um garfo e temperado com azeite  e ervas frescas ou com salsa, cebolinha e até hortelã, ou com especiarias, experimente com pimenta preta moída, pimenta rosa ou caril. Pode ser servido como aperitivo, em saladas, sanduíches ou entrar no preparo de massas e recheios, pode também ir ao forno com mel, pode ser usado para rechear frango enfim tem enorme quantidade de opções

Ingredientes:

500 g de Massa folhada
Chutney de Tomate
100g de queijo cabra cortados as rodelas
150g azeitonas pretas sem caroço cortadas
Tomilho fresco picado
Azeite
Pimenta

1-Pré-aqueça o forno a 180º ou 200º.

2-Estenda a massa folhada em um retângulo grande aproximadamente com 1 cm de espessura. 

3-Cozer a massa no forno durante 10 minutos, retirar e empurre o centro para baixo com a parte de trás de uma colher deixando a borda externa elevada. 

4-Espalhe o Chutney de tomate sobre o meio da massa, cubra com as fatias de queijo e polvilhe com as azeitonas e o tomilho.

5-Coloque no forno por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e o queijo derretido.

Bom apetite...














Sem comentários:

Enviar um comentário