segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pasteis de bacalhau mais uma receita Lisboeta

Este fim de semana fiz uns pasteis de bacalhau, este ícone gastronómico da culinária Portuguesa é feito em quase todo o Portugal, estes são conhecidos por bolinhos ou pastéis de bacalhau, no centro e sul de Portugal são conhecidos por pastéis de bacalhau e, no norte, por bolinhos de bacalhau como disse são uma especialidade da gastronomia portuguesa, podendo ser encontrados por toda a região Mediterrânea mais especialmente em Espanha na Catalunha e França, são muito populares nas casas de petiscos com um copo de vinho tinto mais conhecidas com tabernas é também um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas como entrada ou como prato principal.

O pastel de bacalhau foi um dos candidatos finalistas às 7 Maravilhas da Gastronomia portuguesa.



A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau ou pastel de bacalhau data de 1904, no livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudónimo Carlos Bento da Maia. A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita do prato, esta receita como tal data de 1904.

(…) Toma-se o bacalhau cozido, limpa-se de peles e espinhas, mistura-se com batatas cozidas e bastante salsa cortada em pedaços, e passa-se tudo pela máquina de picar. O polme resultante liga-se com leite e gemas de ovos e tempera-se com um pouco de sal fino e pimenta em pó. Bate-se a massa, à qual juntam-se as claras de ovos, previamente batidas em castelo, liga-se tudo rapidamente, tira-se a massa às colheradas, que tendem, fazendo-se passar de uma para outra, (as colheres molham-se no azeite fervente em que os bolos hão de ser fritos) e, em seguida e sucessivamente, põe a frigir. O azeite deve ser abundante, para que os bolos mergulhem nele sem tocar o fundo. Tiram-se do azeite com uma colher crivada e põem-se a escorrer. (…) 
Carlos Bandeira de Melo emTratado de cozinha e copa, 1904.


Apesar de indicar o modo de preparo e os ingredientes, o autor foi omisso em relação à proporção dos ingredientes, no entanto, sua descrição serviu como base para as variações da receita existentes até os dias de hoje, é pois nesta matéria que esta o segredo pois deve-se por mais bacalhau do que batatas, pois se não quando vai a fritar desfaze-se.

Como se sabe deve-se primeiro demolhar o bacalhau com a pele virada para cima de preferência no frigorifico, 1 a 2 dias conforme a espessura


Ingredientes:
800 g Bacalhau
500 g batatas
4 ovos
Azeite
1 cebola
2 dentes alho
1 molho de salsa
Sal
Pimenta

Esta receita deve dar para uns 12 Pasteis de bacalhau

1-Coza o bacalhau previamente demolhado e limpe de peles e espinhas e desfie.

2-Coza as batatas e desfaça-as até obter um puré, deve usar passe-vite não use a varinha magica.

3-Pique a cebola e o alho e refogue em azeite.

4-Misture o puré de batata, o bacalhau desfiado e o refogado anterior até obter uma massa homogénea.

5-Adicione a salsa picada e os ovos, mexendo mais um pouco.

6-Tempere com sal e pimenta a gosto

7-Com a ajuda de duas colheres de sopa, molde os pastéis e frite em óleo bem quente.



Pode servir com uma salada de tomate e alface e com um arroz de tomate.

Bom apetite......

1 comentário:

  1. Por curiosidade...se na receita original não leva cebola nem alho pq se faz agora assim???

    ResponderEliminar