quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Sangacho de Atum uma variante de atum bem saborosa


Numa das minhas romarias a Lisboa comprei numa loja de culto em conservas a Conserveira de Lisboa, sangacho de atum.





já por varias vezes tinha visto esta lata na conserveira de Lisboa mas nunca tinha tido coragem para a comprar, e foi desta vez que a comprei antes de dar a minha receita de hoje com o Sangacho de atum aqui vai uma breve historia sobre a Conserveira de Lisboa.



"A Conserveira de Lisboa teve na sua génese a Mercearia do Minho criada em 1930. Desde sempre esta mercearia se dedicou, prioritariamente, à venda de conservas, pois um dos sócios fundadores era armazenista deste produto. Fernando da Silva Ferreira iniciou a sua actividade como empregado, que através de poupanças conseguiu  adquirir 1/3 a sociedade.
Em 1942 passou a denominar-se “Conserveira de Lisboa”, tendo passado por diversas sociedades, com entrada e saídas de sócios, mas continuando Fernando da Silva Ferreira a tomar posições na empresa. Nos anos 60/70 a empresa tinha-se tornado florescente com dois grandes armazéns. Este período correspondeu ao boom das conservas em Portugal. Paulatinamente o sector conserveiro sofre um momento critico devido à não remodelação das fábricas, ao fim da guerra do ultramar,  ao ataque dos congelados e posteriormente dos hipermercados.
Contudo a actividade comercial da Conserveira de Lisboa foi-se mantendo, porque em 1942 tinha havido a visão de criar marcas registadas próprias. Das várias marcas registadas subsistiram três – Tricana, Prata do Mar e Minor."









"No entanto, em 1988, quando Fernando da Silva Ferreira decide abandonar a actividade, a loja estava para ser vendida. Mercê da acção decidida do filho, Armando José Cabral Ferreira e mulher Regina Maria Cabral Ferreira, a metade pertença de seu pai foi adquirida por António Robalo Gouveia e Graça Robalo Gouveia.
Em Junho de 2004 a sociedade Conserveira de Lisboa Ldª torna-se na totalidade propriedade de Armando José Cabral Ferreira e Regina Maria Cabral Ferreira. Em 2008, devido ao falecimento de Armando José Cabral Ferreira, da Conserveira de Lisboa Ld.ª tornaram-se sócios os filhos, Tiago José Cabral Ferreira e Maria Manuel Cabral Ferreira. Em 2009 foi feito o último pacto social com a entrada na sociedade de um novo sócio, Luís António Dias Vieira.
A partir desta data a sociedade tem-se mantido estável o que tem permitido o seu desenvolvimento sustentado."


Não sabia o que era sangacho de atum e como tal aqui vai a definição que encontrei na net sobre, sangacho de atum é uma parte do peixe mais escura localizada em redor da espinha, mas igualmente rica em ómega 3, recomendado numa dieta equilibrada.

Como não encontrei grande variedade de receitas optei por fazer uma paté de sangacho de atum.

Ingredientes

80 g filetes de anchovas em azeite Pitéu
2 latas de sangacho de atum
125 ml de maionese
2 ovos cozidos
20 g de pickles
40 g tiras de pimentos vermelho amarelos e verdes para cortar em cubinhos
Coentros

1-Cozer os ovos

2-Numa tigela colocar o atum e as anchovas e com um grafo pisar 

3-Picar os pickles e os pimentos juntar ao atum e as anchovas

4-Picar os ovos e juntar ao preparado

5-Juntar a maionese mexer bem e por fim picar os coentros e colocar na tigela

Servir com tostas ou pode levar para o trabalho no pão ou com uma massa e uns tomates cereja 

Bom apetite......

Sem comentários:

Enviar um comentário