quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Em vez de comprar comece a fazer, falo de maionese




Vamos começar pela base vamos falar de maionese vamos fazer maionese, é bem mais fácil do que parece e é bem mais saboroso e económico do que as de compra. Comece a fazer a sua maionese e vai ver a diferença, e pode usar em sandes em saladas em patês, depois de a fazer pode usar num fondue e pode fazer com alho, com coentros, com ketchup whisky e açúcar, com ovo e pickles pode fazer um 100 numero de variedades. 

Tem de fazer como varias tentativas, pois temos de chegar ao nosso gosto, com limão ou vinagre com ou sem açúcar, com umas gotas de molho inglês 




1 ovo
1 colher de sopa de sumo de limão ou vinagre
2 colheres de chá de mostarda Dijon ou 1 de savora
Sal marinho
Pimenta branca moída
250 ml de óleo vegetal
Uma colher de chá de açúcar
Uma gotas de agua

1-Numa tigela juntar o ovo, o limão, o sal, a mostarda  e a pimenta.

2-Com um garfo mexer bem

3- Com uma maquina de bater, tradicionalmente uma varinha magica, e com a maquina em funcionamento, começar lentamente e em fio a verter o óleo muito lentamente numa corrente.

3-Quando terminar o óleo vai ver que esta espessa e cremosa, pode juntar um pouco de açúcar para cortar a acidez, e um pouco de agua para ficar menos espessa, estas duas ultimas dicas são uma opção para que goste de mais ou menos acido e de quem goste de mais ou menos espessa.


Bom apetite e experimente vai ver que não vai compra mais

Sem comentários:

Enviar um comentário